quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O que levar em conta na hora de comprar um novo PC

Em que devemos nos focar na hora de comprar um PC novo

Todos os dias somos bombardeados com propaganda de grandes magazines nos oferecendo microcomputadores com 4GB de memória com preços realmente atraentes, mas será que são bons, será que estas máquinas irão atender nossos anseios ou será uma promoção para desencalhar equipamentos já obsoletos?

É para tentar responder a estas questões que resolvi escrever este post, onde vou tentar esclarecer o que devemos levar em consideração na hora de trocar ou adquirir um novo PC, então vamos lá.

Para começar vamos dividir um PC em blocos para melhor compreendermos cada uma de suas partes
.
Monitor - Responsável pela exibição das imagens de tudo que é feito pelos diversos aplicativos. Hoje em dia podemos escolher um monitor pelo seu tamanho e resolução, felizmente já não são fabricados os antigos monitores CRT ( Tubo de raios catódicos ). Todos os monitores modernos são de LCD/LED, que além de nos poupar espaço nos poupa energia com seu baixo consumo. Leve em consideração no que você irá trabalhar ou se divertir se for o caso, para decidir quanto ao tamanho e a resolução do monitor. Quase 1/3 do preço de um PC pode ser atribuído ao monitor. Os monitores são oferecidos em diversos tamanhos a partir de 15" e o formato mais comum utilizado é o 16:9 ou Widescreen, existem também os monitores TV que trazem embutido um sintonizador digital para recepção dos canais da TV aberta.


Gabinete CPU - É onde tudo acontece, é no gabinete que estão instalados a placa mãe, o processador, a memoria RAM, o disco rígido, o gravador de DVD ou Blu-Ray e em alguns casos uma placa gráfica 3D. O bom desempenho do computador depende destes itens. O processador e o principal responsável pelo desempenho. Hoje temos processadores com dois ou mais núcleos que atendem às mais variadas tarefas, desde processadores de texto e internet ou tarefas que solicitam mais do processador como aplicativos gráficos e de engenharia que necessitam fazer grande quantidade de cálculos. Para um computador doméstico o processador de dois núcleos atenderá e já para os cálculos matemáticos ou processamento de gráficos os de 04 núcleos serão mais indicados. Devemos levar também em consideração a velocidade do clock interno do processador, se a oferta é para um processador de 1,3Ghz ou um de 1,6Ghz devemos levar em conta o custo, uma vez que a diferença no desempenho não será nem perceptível. Outro fator a que devemos nos ater e a geração dos processadores, que pode por vezes confundir até mesmo usuários experientes, muitas vezes temos oferta do mesmo equipamento como um computador com processador Intel Dual Core de 1,6Ghz e nos empolgamos com a oferta e quando damos por conta muitas vezes já é tarde. Um processador Intel Dual Core 1ª geração não tem o mesmo desempenho de um Intel Dual Core da 3ª geração de mesmo clock.

O disco rígido também pode influenciar no desempenho, dependendo da tecnologia nele aplicada. Discos com menor tamanho nem sempre são mais rápidos, hoje contamos com tecnologias que facilitam o acesso aos dados armazenados, proporcionando uma melhor velocidade de acesso e gravação.

A Memoria RAM também pode influenciar no desempenho, deve-se levar em consideração o sistema operacional instalado ou a ser instalado se este não for entregue com o PC. Sistemas de 32bits conseguem utilizar somente 4Gb de memória nos sistemas operacionais Windows 7 e 8, portanto se seu sistema é de 32 bits não adianta adicionar memoria de 8Gb. Já os sistemas de 64bits aproveitam melhor os recursos de hardware proporcionando um desempenho melhor e conseguem suporta uma quantidade maior de memória, tendo por obstáculo somente a quantidade de memória suportada pela placa mãe e é claro o seu bolso.

A Placa gráfica já altera em muito o desempenho do PC e se você trabalha com aplicações que necessitam do tratamento de grandes imagens ou gráficos com boa qualidade, vale a pena investir neste acessório, digo acessório porque a maioria das placas mãe já tem incorporado em sua arquitetura uma placa gráfica ou também conhecida com o placa de vídeo on-board.

O Gravador de DVD ou Blu-Ray é um componente que não influencia em nada no desempenho do sistema, pois sendo utilizado para reproduzir mídias e instalação de aplicativos e gravação de dados onde a velocidade de leitura e gravação é baixa mas obedece um padrão de velocidade de gravação 8X ou 10X e de leitura que pode chegar a 60X onde a velocidade de base é 1500mbits.


A Placa mãe também tem influencia no desempenho, dependendo do chipset que é utilizado o barramento de acesso a memória RAM e aos slots de expansão de periféricos PCI/PCIE pode sofrer grande influencia.

O Teclado e mouse não influenciam no desempenho, mas cabe lembrar que para algumas aplicações a sensibilidade ou resolução do mouse pode ser de fundamental importância.

Com estas dicas espero ter ajudado na sua escolha, lembrando que para aqueles que tem pouco conhecimento vale a pena consultar um técnico de confiança para lhe auxiliar na escolha na hora da compra de seu novo PC, lembrando ainda que os magazines oferecem máquinas com configuração padrão de fábrica e na maioria das vezes não podem ser mudadas. 

Se você necessita de um PC para uma aplicação específica ou com melhor desempenho ou até mesmo com uma personalização que não é encontrada já prontinha nos computadores de grife, você pode solicitar a sua montagem por um técnico ou loja de informática, temos condições de oferecer as mais diversas personalizações para as mais variadas aplicações e utilização. 

Consulte-nos antes de comprar o seu PC ou Notebook novos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário