domingo, 15 de setembro de 2013

Como manter o seu PC organizado e mais rápido


Sempre sou questionado por meus clientes de quais arquivos podemos excluir na hora de fazer uma faxina no PC, sem prejudicar o seu funcionamento.


A tarefa não é das mais difíceis, mas se feita de maneira incorreta pode causar uma bela dor de cabeça além de prejuízos.

Vou dar algumas dicas de como executar esta tarefa de maneira simples e segura.

Uma forma de deixar seu Desktop ou Notebook em bom estado e funcionando de maneira rápida e satisfatória é manter seus arquivos sempre organizados, a maioria dos sistemas operacionais já lhe da uma mão na hora de organizar seus arquivos.

A Microsoft desde o lançamento do Windows mantem uma organização hierárquica em pastas, que podem ser para utilização do próprio sistema operacional ou do usuário.

Quanto às pastas do sistema não precisamos nos preocupar por enquanto, vamos dar ênfase ao que nos interessa no momento que é a organização dos nossos arquivos.

No Windows XP estes arquivos estão localizados na pasta Meus documentos e dentro desta pasta temos subpastas para melhor organização dos arquivos que são: Minhas imagens, Minhas musicas, Meus vídeos. Já no Windows 7 e no Windows 8 a organização e bem parecida, mudando somente o nome das pastas, mas o importante é lembrar de manter seus arquivos pessoais dentro destas pastas pessoais, criadas pelo sistema e nunca distribuir arquivos de forma aleatória por todo o computador.

Outro erro muito comum e que prejudica em muito a performance do sistema é colocar arquivos e pastas na área de trabalho do Windows, fato muito comum.

A localização correta dos nossos arquivos no computador, além de melhorar o desempenho, nos poupa tempo na hora da manutenção, pois podemos exclui-los sem nos preocupar se estamos excluindo arquivos necessários para o funcionamento do sistema.

Quando instalamos aplicativos ou os executamos, estes geram arquivos temporários que na maioria das vezes são apagados pelo sistema, no entanto, por vezes estes arquivos são deixados no sistema e se acumulam, provocando falta de espaço e lentidão.

A desinstalação de aplicativos que não usamos mais também pode deixar arquivos desnecessários no computador, sempre que for remover um aplicativo desnecessário ou que você não usa mais, devemos fazê-lo através do painel de controle clicando no ícone adicionar remover programas e nunca apagar a pasta que os contem.


Seguindo estas dicas já estamos dando um grande passo para mantermos o sistema em boa forma, no entanto só isto não é o bastante, e é ai que entra um aplicativo que vai lhe auxiliar nesta tarefa, que é o CCleaner. Este aplicativo remove arquivos temporários e desnecessários, liberando espaço em disco, elimina cookies, históricos de navegação, deixa o PC mais rápido e estável, analisa e limpa o registro e desinstala software.


O CCleaner tem uma interface amistosa de fácil compreensão e utilização, além de ser rápido, confiável e muito eficiente no que se propõe.

A interface esta em português o que facilita muito sua utilização e compreensão de todo processo, e o que é melhor, tem uma versão gratuita e totalmente funcional.


Em um próximo post, vou detalhar as funcionalidades deste aplicativo, que é um aliado na manutenção do Windows e agora está optimizado para o Windows 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário