A sexta feira 13 é uma data mítica e vem sendo explorada pela mídia e todo tipo de
manifestação popular por anos. Vários vírus já se aproveitaram desta data para infectar computadores em massa por todo o planeta, a destruição de dados e danos que podem ser causados aos computadores deixam usuários apavorados por todo mundo, no entanto não devemos nos preocupar somente com a sexta feira 13, o Brasil e o pais com maior número de fraudes virtuais do mundo e é aqui que são gerados os melhores hackers, crakers e siber espiões, com exceção da Agência de Segurança Nacional Americana (NSA).
Para evitar problemas com vírus e fraudes virtuais devemos seguir alguns passos importantes e deixar que estes procedimentos passem a fazer parte do nosso cotidiano, pois o computador já faz parte deste cotidiano e devemos incorporar estas praticas como rotineiras, assim como fazemos ao ligar o PC.
- Nunca abra e-mails suspeitos com promoções mirabolantes, com solicitação de recadastramento de bancos ou da receita federal, aviso de protesto, fotos suas que supostamente vazaram para a rede social ou de algum famoso, lembre-se que a curiosidade e o grande motor para estas fraudes.
Fraudes identificadas e divulgadas pelo CAIS
- Mantenha seu equipamento sempre atualizado, atualizando com frequência o seu software antivírus e sistema operacional, todos os antivírus alertam da necessidade de atualização periodicamente, em datas criticas ou quando os administradores detectam grandes ameaças no mundo virtual.
- Desconfie sempre de paginas que se pareça com as que você tem costume de acessar, pode ser o chamado phishing. O fraudador encaminha uma mensagem ao usuário contendo uma solicitação de atualização cadastral, mas ao acessar o link nota-se que não se trata do site do banco em questão e sim de uma pagina falsa usada na pratica de phsihing.
Fraudes identificadas e divulgadas pelo CAIS
- Mantenha seu pessoal sempre treinado, a falta de conhecimento e de informação é fatal na internet. Não confunda com ingenuidade, pois na maioria das vezes é falta de instrução mesmo. É o que leva o usuário a clicar naquele link que manda baixarmos um suposto novo programa do imposto de renda ou a atualização de dados do seu banco. Informe-se, leia um pouco, pergunte. Falta de informação não é motivo para a ignorância, pois a informação está a um clique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário