quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Como proteger seu PC de surtos elétricos.

O Brasil e o países do mundo com a maior incidência de descargas elétrica. O que podemos fazer para proteger nossos equipamentos ligados a rede elétrica? Nós sabemos que a qualidade da energia elétrica fornecida pelas distribuidoras no Brasil e muito questionável e por vezes temos equipamentos queimados, seja por descargas elétricas ou por flutuação da tensão da rede elétrica, de qualquer forma segundo o código de defesa do consumidor e portaria da ANEEL, as distribuidoras são responsáveis pela queima dos equipamentos ligados a rede elétrica provocadas por surto elétrico e devem ressarcir os consumidores quanto a estes prejuízos, mas na pratica não é bem isto o que acontece, além de ter que preencher vários formulários anotar os horários em que ocorreram o surto, a burocracia é enorme e nem sempre as solicitações de reembolso são acatados pelas distribuidoras. Para evitar esta dor de cabeça é que devemos tentar proteger nossos equipamentos ligados a rede elétrica, aqui vou explicar como podemos fazer isto de forma mais eficiente.
Existem no mercado diversos equipamentos destinados a proteção elétrica, devemos levar em consideração o tipo do equipamento a proteger para uma melhor escolha, no nosso caso equipamentos de informática que são mais sensíveis as flutuações e surtos.

Apesar de serem mais sensíveis a surtos a grande maioria dos equipamentos de informatica traz em seu interior dispositivos de regulação de tensão muito eficientes mas mesmo assim é sempre bom ter uma proteção a mais, e para isto temos os filtros de linha ou réguas, estabilizadores de tensão e os no-break, irei explicar sobre o funcionamento de cada um deles e lhe ajudar na hora de escolher entre um deles.



Filtros de linha - É a forma mais barata de proteção no entanto não é a mais eficiente. Os filtros de linha ou réguas trazem em seu interior filtros que suprimem interferências, ruídos e transientes da rede elétrica, alem de ter proteção contra surtos e curto circuito, por ter varias tomadas pode ser usado como extensão, devemos ter em mente o numero de equipamentos ligados a ele e a potencia máxima indicada pelo fabricante, e nunca exceder estas especificações. Existem vários fabricantes destes equipamentos e devemos levar em consideração alem do preço é claro, a reputação do fabricante, que pode se utilizar de peças de baixa qualidade comprometendo sua eficiência.



Estabilizadores - Como o próprio nome diz sua principal função seria estabilizar a tensão da rede que alimenta o seu PC, nossa rede elétrica tem sérios problemas da geração a distribuição, interferências circuitos mal projetados com sobrecarga em horários de pico que fazem com que a tensão que chega a sua residencia flutue bastante comummente de 80 a 130V ou de 200 a 260V, ss estabilizadores tem pretensa função de estabilizar esta tensão a um valor aceitável de 115V ou 240V é uma função um tanto quanto impossível, dada a forma com que são construídos. Existem vertentes de técnicos que dizem que os estabilizadores causam mais mal que bem aos microcomputadores por causar ruido ou sujeira na alimentação. 


Eu particularmente acho que na falta de um bom filtro de linha ou no-break é melhor ter um estabilizador ligado antes do PC.



No-breaks - Estes sim são os mais recomendados para a proteção do seu PC e periféricos. Os no-breaks tem uma tecnologia que responde em tempo hábil corrigindo as flutuações da rede elétrica e mantendo a estável em 127 ou 240V é capaz de filtrar e limpar ruídos e transientes da rede elétrica alem de suprir por algum tempo a alimentação do PC em caso de falta de energia na rede publica, a autonomia varia em media de 15 a 45 min nos modelos domésticos dependendo da capacidade de armazenamento de sua bateria interna. O custo de um no-break é sem dúvida mais elevado que um estabilizador ou filtro de linha, mas os benefícios que ele nos proporciona superam as expectativas. Assim como todo equipamento de proteção elétrica um profissional deve ser consultado para lhe ajudar a dimensionar a capacidade do no-break em função do equipamento a ser ligado a ele, um equipamento mal dimensionado pode não suprir a proteção desejada e pode ser danificado por mal uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário