quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Microsoft divulga tutoriais do Windows 8.1

 Tutoriais do Windows 8.1
A Microsoft colocou no ar recentemente uma página com 10 tutoriais do Windows 8.1 com foco em novos usuários do sistema operacional.

O anúncio foi feito por Rob Margel, que trabalha para a divisão Windows Services & Content da Microsoft UK, em seu blog.
Os tutoriais do Windows 8.1 disponibilizados pela Microsoft cobrem cenários básicos como uso do SkyDrive, navegação pela tela inicial, navegação pela Web com o Internet Explorer 11 e outros. Outro detalhe é que alguns dos tutoriais incluem demonstrações em vídeo.
Para quem já usa o Windows 8 e não teve problemas para se adaptar ao Windows 8.1, os tutoriais não farão muita diferença. Mas se você está aprendendo a usar o novo Windows, eles podem ser de grande ajuda.
Sobre o Windows 8.1
Windows 8.1 é o nome da primeira grande atualização para o Windows 8. Além de correções de bugs, esta atualização inclui o navegador Internet Explorer 11, novas opções para personalização da tela inicial, mudanças na versão “Metro” do painel de controle, novos aplicativos, suporte para uso de aplicativos como alarmes na tela inicial, otimizações com foco nos novos processadores Haswell da Intel, mudanças internas no kernel do Windows para melhorar o desempenho geral do sistema operacional e muito mais.
Além disso, o Windows 8.1 também traz o suporte para aparelhos com telas menores que 10 polegadas, o novo recurso Assigned Access (antes conhecido como modo Kiosk) e o suporte para resolução de 1024 x 768 no recurso Snap View (que permite a execução de aplicativos lado a lado).
Outro detalhe é que o menu Iniciar não voltará. Em seu lugar está um botão Iniciar na barra de tarefas. Este botão oferece acesso rápido à tela inicial assim como o botão de mesmo nome localizado na barra de Charms do Windows 8.
Além disso, este botão Iniciar também inclui as opções para desligar e reiniciar o PC. Outra novidade é o suporte para inicialização direta na área de trabalho.
O Windows 8.1 está disponível gratuitamente para os usuários do Windows 8. Quem usa o Windows 7 e versões anteriores poderá comprar o Windows 8.1 e Windows 8.1 Pro nas lojas por R$ 410 e R$ 699, respectivamente.

Brasil já é um dos maiores consumidores de equipamentos de vigilância eletrônica.

Vídeo Exibido em 05 nov 2013 no jornal da Band

Com o avanço da criminalidade no pais, nas capitais e agora também no interior, mais e mais pessoas procuram por profissionais e empresas especializadas na instalação de equipamentos de monitoramento e vigilância eletrônica.




O Brasil já é um dos maiores consumidores de produtos de vigilância eletrônica, e as câmeras estão no topo desta lista. Não é difícil encontrar uma câmera ao andarmos pelas ruas das cidades ou mesmo em edifícios residenciais ou comerciais.




As câmeras de segurança alem de proteger seu patrimônio, tem ajudado também cada vez mais às autoridades policiais na elucidação de crimes, pois é quase impossível passar despercebido pelas ruas das cidades.

É importante salientar que somente câmeras não são capazes de inibir a ação dos bandidos, temos que ter em mente que alem das câmeras e preciso um bom projeto de segurança, com alarme e sensores de perímetro e é claro, um bom posicionamento das câmeras  e qualidade das imagens exibidas e gravadas no sistema.


O treinamento dos funcionários e moradores também é imprescindível para um bom desempenho de toda parafernália de segurança, de nada adianta investir em um sistema infalível de vigilância eletrônica se um simples morador ou porteiro abrir a porta para o ladrão.




Os equipamentos de hoje dispõem de tecnologia que nos permite visualizar imagens de câmeras de segurança de qualquer parte do mundo, bastando para tando um simples Smartphone com acesso à internet.

Antes de entregar a sua segurança a qualquer um, faça-nos uma consulta, teremos o maior prazer em desenvolver uma solução que caiba nas suas necessidades.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Falha na atualização do Windows RT 8.1

Falha na atualização do Windows RT 8.1
A Microsoft lançou na semana passada a primeira atualização do seu sistema operacional Windows 8.1. Esta atualização visava corrigir falhas no sistema que inseriu o botão iniciar removido em sua primeira edição, além de inserir a opção para inicialização em modo desktop e melhorias na usabilidade do sistema. Com esta atualização a Microsoft bate o recorde de atualização e remoção mais rápida de um sistema recém lançado. A Microsoft vem a muito tempo trocando os pés pelas mãos, pois assim como aconteceu com o Windows 7 esta nova atualização trouxe também muita dor de cabeça para alguns usuários, que relataram terem seus dados pessoais apagados ao fazerem a nova atualização, e assim como foi lançada rapidamente, a atualização já foi removida dos servidores da Microsoft no ultimo sábado (19/10). A empresa se desculpou publicamente por mais esta falha gritante. Apesar da falha ter sido relatada somente por usuários da versão RT do Windows 8.1, recomendo tendo em vista os problemas apresentados a quem conseguiu baixar a atualização mas ainda não instalou, que não instale a atualização até que seja feita a correção e estar disponível outro arquivo de atualização.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Como proteger seu PC de surtos elétricos.

O Brasil e o países do mundo com a maior incidência de descargas elétrica. O que podemos fazer para proteger nossos equipamentos ligados a rede elétrica? Nós sabemos que a qualidade da energia elétrica fornecida pelas distribuidoras no Brasil e muito questionável e por vezes temos equipamentos queimados, seja por descargas elétricas ou por flutuação da tensão da rede elétrica, de qualquer forma segundo o código de defesa do consumidor e portaria da ANEEL, as distribuidoras são responsáveis pela queima dos equipamentos ligados a rede elétrica provocadas por surto elétrico e devem ressarcir os consumidores quanto a estes prejuízos, mas na pratica não é bem isto o que acontece, além de ter que preencher vários formulários anotar os horários em que ocorreram o surto, a burocracia é enorme e nem sempre as solicitações de reembolso são acatados pelas distribuidoras. Para evitar esta dor de cabeça é que devemos tentar proteger nossos equipamentos ligados a rede elétrica, aqui vou explicar como podemos fazer isto de forma mais eficiente.
Existem no mercado diversos equipamentos destinados a proteção elétrica, devemos levar em consideração o tipo do equipamento a proteger para uma melhor escolha, no nosso caso equipamentos de informática que são mais sensíveis as flutuações e surtos.

Apesar de serem mais sensíveis a surtos a grande maioria dos equipamentos de informatica traz em seu interior dispositivos de regulação de tensão muito eficientes mas mesmo assim é sempre bom ter uma proteção a mais, e para isto temos os filtros de linha ou réguas, estabilizadores de tensão e os no-break, irei explicar sobre o funcionamento de cada um deles e lhe ajudar na hora de escolher entre um deles.



Filtros de linha - É a forma mais barata de proteção no entanto não é a mais eficiente. Os filtros de linha ou réguas trazem em seu interior filtros que suprimem interferências, ruídos e transientes da rede elétrica, alem de ter proteção contra surtos e curto circuito, por ter varias tomadas pode ser usado como extensão, devemos ter em mente o numero de equipamentos ligados a ele e a potencia máxima indicada pelo fabricante, e nunca exceder estas especificações. Existem vários fabricantes destes equipamentos e devemos levar em consideração alem do preço é claro, a reputação do fabricante, que pode se utilizar de peças de baixa qualidade comprometendo sua eficiência.



Estabilizadores - Como o próprio nome diz sua principal função seria estabilizar a tensão da rede que alimenta o seu PC, nossa rede elétrica tem sérios problemas da geração a distribuição, interferências circuitos mal projetados com sobrecarga em horários de pico que fazem com que a tensão que chega a sua residencia flutue bastante comummente de 80 a 130V ou de 200 a 260V, ss estabilizadores tem pretensa função de estabilizar esta tensão a um valor aceitável de 115V ou 240V é uma função um tanto quanto impossível, dada a forma com que são construídos. Existem vertentes de técnicos que dizem que os estabilizadores causam mais mal que bem aos microcomputadores por causar ruido ou sujeira na alimentação. 


Eu particularmente acho que na falta de um bom filtro de linha ou no-break é melhor ter um estabilizador ligado antes do PC.



No-breaks - Estes sim são os mais recomendados para a proteção do seu PC e periféricos. Os no-breaks tem uma tecnologia que responde em tempo hábil corrigindo as flutuações da rede elétrica e mantendo a estável em 127 ou 240V é capaz de filtrar e limpar ruídos e transientes da rede elétrica alem de suprir por algum tempo a alimentação do PC em caso de falta de energia na rede publica, a autonomia varia em media de 15 a 45 min nos modelos domésticos dependendo da capacidade de armazenamento de sua bateria interna. O custo de um no-break é sem dúvida mais elevado que um estabilizador ou filtro de linha, mas os benefícios que ele nos proporciona superam as expectativas. Assim como todo equipamento de proteção elétrica um profissional deve ser consultado para lhe ajudar a dimensionar a capacidade do no-break em função do equipamento a ser ligado a ele, um equipamento mal dimensionado pode não suprir a proteção desejada e pode ser danificado por mal uso.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O que levar em conta na hora de comprar um novo PC

Em que devemos nos focar na hora de comprar um PC novo

Todos os dias somos bombardeados com propaganda de grandes magazines nos oferecendo microcomputadores com 4GB de memória com preços realmente atraentes, mas será que são bons, será que estas máquinas irão atender nossos anseios ou será uma promoção para desencalhar equipamentos já obsoletos?

É para tentar responder a estas questões que resolvi escrever este post, onde vou tentar esclarecer o que devemos levar em consideração na hora de trocar ou adquirir um novo PC, então vamos lá.

Para começar vamos dividir um PC em blocos para melhor compreendermos cada uma de suas partes
.
Monitor - Responsável pela exibição das imagens de tudo que é feito pelos diversos aplicativos. Hoje em dia podemos escolher um monitor pelo seu tamanho e resolução, felizmente já não são fabricados os antigos monitores CRT ( Tubo de raios catódicos ). Todos os monitores modernos são de LCD/LED, que além de nos poupar espaço nos poupa energia com seu baixo consumo. Leve em consideração no que você irá trabalhar ou se divertir se for o caso, para decidir quanto ao tamanho e a resolução do monitor. Quase 1/3 do preço de um PC pode ser atribuído ao monitor. Os monitores são oferecidos em diversos tamanhos a partir de 15" e o formato mais comum utilizado é o 16:9 ou Widescreen, existem também os monitores TV que trazem embutido um sintonizador digital para recepção dos canais da TV aberta.


Gabinete CPU - É onde tudo acontece, é no gabinete que estão instalados a placa mãe, o processador, a memoria RAM, o disco rígido, o gravador de DVD ou Blu-Ray e em alguns casos uma placa gráfica 3D. O bom desempenho do computador depende destes itens. O processador e o principal responsável pelo desempenho. Hoje temos processadores com dois ou mais núcleos que atendem às mais variadas tarefas, desde processadores de texto e internet ou tarefas que solicitam mais do processador como aplicativos gráficos e de engenharia que necessitam fazer grande quantidade de cálculos. Para um computador doméstico o processador de dois núcleos atenderá e já para os cálculos matemáticos ou processamento de gráficos os de 04 núcleos serão mais indicados. Devemos levar também em consideração a velocidade do clock interno do processador, se a oferta é para um processador de 1,3Ghz ou um de 1,6Ghz devemos levar em conta o custo, uma vez que a diferença no desempenho não será nem perceptível. Outro fator a que devemos nos ater e a geração dos processadores, que pode por vezes confundir até mesmo usuários experientes, muitas vezes temos oferta do mesmo equipamento como um computador com processador Intel Dual Core de 1,6Ghz e nos empolgamos com a oferta e quando damos por conta muitas vezes já é tarde. Um processador Intel Dual Core 1ª geração não tem o mesmo desempenho de um Intel Dual Core da 3ª geração de mesmo clock.

O disco rígido também pode influenciar no desempenho, dependendo da tecnologia nele aplicada. Discos com menor tamanho nem sempre são mais rápidos, hoje contamos com tecnologias que facilitam o acesso aos dados armazenados, proporcionando uma melhor velocidade de acesso e gravação.

A Memoria RAM também pode influenciar no desempenho, deve-se levar em consideração o sistema operacional instalado ou a ser instalado se este não for entregue com o PC. Sistemas de 32bits conseguem utilizar somente 4Gb de memória nos sistemas operacionais Windows 7 e 8, portanto se seu sistema é de 32 bits não adianta adicionar memoria de 8Gb. Já os sistemas de 64bits aproveitam melhor os recursos de hardware proporcionando um desempenho melhor e conseguem suporta uma quantidade maior de memória, tendo por obstáculo somente a quantidade de memória suportada pela placa mãe e é claro o seu bolso.

A Placa gráfica já altera em muito o desempenho do PC e se você trabalha com aplicações que necessitam do tratamento de grandes imagens ou gráficos com boa qualidade, vale a pena investir neste acessório, digo acessório porque a maioria das placas mãe já tem incorporado em sua arquitetura uma placa gráfica ou também conhecida com o placa de vídeo on-board.

O Gravador de DVD ou Blu-Ray é um componente que não influencia em nada no desempenho do sistema, pois sendo utilizado para reproduzir mídias e instalação de aplicativos e gravação de dados onde a velocidade de leitura e gravação é baixa mas obedece um padrão de velocidade de gravação 8X ou 10X e de leitura que pode chegar a 60X onde a velocidade de base é 1500mbits.


A Placa mãe também tem influencia no desempenho, dependendo do chipset que é utilizado o barramento de acesso a memória RAM e aos slots de expansão de periféricos PCI/PCIE pode sofrer grande influencia.

O Teclado e mouse não influenciam no desempenho, mas cabe lembrar que para algumas aplicações a sensibilidade ou resolução do mouse pode ser de fundamental importância.

Com estas dicas espero ter ajudado na sua escolha, lembrando que para aqueles que tem pouco conhecimento vale a pena consultar um técnico de confiança para lhe auxiliar na escolha na hora da compra de seu novo PC, lembrando ainda que os magazines oferecem máquinas com configuração padrão de fábrica e na maioria das vezes não podem ser mudadas. 

Se você necessita de um PC para uma aplicação específica ou com melhor desempenho ou até mesmo com uma personalização que não é encontrada já prontinha nos computadores de grife, você pode solicitar a sua montagem por um técnico ou loja de informática, temos condições de oferecer as mais diversas personalizações para as mais variadas aplicações e utilização. 

Consulte-nos antes de comprar o seu PC ou Notebook novos.

domingo, 15 de setembro de 2013

Como manter o seu PC organizado e mais rápido


Sempre sou questionado por meus clientes de quais arquivos podemos excluir na hora de fazer uma faxina no PC, sem prejudicar o seu funcionamento.


A tarefa não é das mais difíceis, mas se feita de maneira incorreta pode causar uma bela dor de cabeça além de prejuízos.

Vou dar algumas dicas de como executar esta tarefa de maneira simples e segura.

Uma forma de deixar seu Desktop ou Notebook em bom estado e funcionando de maneira rápida e satisfatória é manter seus arquivos sempre organizados, a maioria dos sistemas operacionais já lhe da uma mão na hora de organizar seus arquivos.

A Microsoft desde o lançamento do Windows mantem uma organização hierárquica em pastas, que podem ser para utilização do próprio sistema operacional ou do usuário.

Quanto às pastas do sistema não precisamos nos preocupar por enquanto, vamos dar ênfase ao que nos interessa no momento que é a organização dos nossos arquivos.

No Windows XP estes arquivos estão localizados na pasta Meus documentos e dentro desta pasta temos subpastas para melhor organização dos arquivos que são: Minhas imagens, Minhas musicas, Meus vídeos. Já no Windows 7 e no Windows 8 a organização e bem parecida, mudando somente o nome das pastas, mas o importante é lembrar de manter seus arquivos pessoais dentro destas pastas pessoais, criadas pelo sistema e nunca distribuir arquivos de forma aleatória por todo o computador.

Outro erro muito comum e que prejudica em muito a performance do sistema é colocar arquivos e pastas na área de trabalho do Windows, fato muito comum.

A localização correta dos nossos arquivos no computador, além de melhorar o desempenho, nos poupa tempo na hora da manutenção, pois podemos exclui-los sem nos preocupar se estamos excluindo arquivos necessários para o funcionamento do sistema.

Quando instalamos aplicativos ou os executamos, estes geram arquivos temporários que na maioria das vezes são apagados pelo sistema, no entanto, por vezes estes arquivos são deixados no sistema e se acumulam, provocando falta de espaço e lentidão.

A desinstalação de aplicativos que não usamos mais também pode deixar arquivos desnecessários no computador, sempre que for remover um aplicativo desnecessário ou que você não usa mais, devemos fazê-lo através do painel de controle clicando no ícone adicionar remover programas e nunca apagar a pasta que os contem.


Seguindo estas dicas já estamos dando um grande passo para mantermos o sistema em boa forma, no entanto só isto não é o bastante, e é ai que entra um aplicativo que vai lhe auxiliar nesta tarefa, que é o CCleaner. Este aplicativo remove arquivos temporários e desnecessários, liberando espaço em disco, elimina cookies, históricos de navegação, deixa o PC mais rápido e estável, analisa e limpa o registro e desinstala software.


O CCleaner tem uma interface amistosa de fácil compreensão e utilização, além de ser rápido, confiável e muito eficiente no que se propõe.

A interface esta em português o que facilita muito sua utilização e compreensão de todo processo, e o que é melhor, tem uma versão gratuita e totalmente funcional.


Em um próximo post, vou detalhar as funcionalidades deste aplicativo, que é um aliado na manutenção do Windows e agora está optimizado para o Windows 8.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Cuidados com vírus nesta Sexta-Feira 13


A sexta feira 13 é uma data mítica e vem sendo explorada pela mídia e todo tipo de 
manifestação popular por anos. Vários vírus já se aproveitaram desta data para infectar computadores em massa por todo o planeta, a destruição de dados e danos que podem ser causados aos computadores deixam usuários apavorados por todo mundo, no entanto não devemos nos preocupar somente com a sexta feira 13, o Brasil e o pais com maior número de fraudes virtuais do mundo e é aqui que são gerados os melhores hackers, crakers e siber espiões, com exceção da Agência de Segurança Nacional Americana (NSA).

Para evitar problemas com vírus e fraudes virtuais devemos seguir alguns passos importantes e deixar que estes procedimentos passem a fazer parte do nosso cotidiano, pois o computador já faz parte deste cotidiano e devemos incorporar estas praticas como rotineiras, assim como fazemos ao ligar o PC.

  1. Nunca abra e-mails suspeitos com promoções mirabolantes, com solicitação de recadastramento de bancos ou da receita federal, aviso de protesto, fotos suas que supostamente vazaram para a rede social ou de algum famoso, lembre-se que a curiosidade e o grande motor para estas fraudes.

    Fraudes identificadas e divulgadas pelo CAIS


  2. Mantenha seu equipamento sempre atualizado, atualizando com frequência o seu software antivírus e sistema operacional, todos os antivírus alertam da necessidade de atualização periodicamente, em datas criticas ou quando os administradores detectam grandes ameaças no mundo virtual.  

  3. Desconfie sempre de paginas que se pareça com as que você tem costume de acessar, pode ser o chamado phishing. O fraudador encaminha uma mensagem ao usuário contendo uma solicitação de atualização cadastral, mas ao acessar o link nota-se que não se trata do site do banco em questão e sim de uma pagina falsa usada na pratica de phsihing. 

    Fraudes identificadas e divulgadas pelo CAIS


  4. Mantenha seu pessoal sempre treinado, a falta de conhecimento e de informação é fatal na internet. Não confunda com ingenuidade, pois na maioria das vezes é falta de instrução mesmo. É o que leva o usuário a clicar naquele link que manda baixarmos um suposto novo programa do imposto de renda ou a atualização de dados do seu banco. Informe-se, leia um pouco, pergunte. Falta de informação não é motivo para a ignorância, pois a informação está a um clique.
O mais importante é ter bom senso e um pouquinho de cuidado com esses 4 pecados capitais que nesta Sexta-feira 13 o Jason vai passar longe do seu computador.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Serviço de E-mail Brasileiro será concorrente do Gmail e Hotmail.

Mensageria Digital deve ser o nome do novo serviço proposto pelos Correios e poderá ser lançado em meados de 2014.

O projeto que já vinha sendo estudado pelos Correios, ganhou força nas últimas semanas após as denúncias de que informações de usuários de serviços como o Gmail, do Google, e o Hotmail, da Microsoft, são acessadas por programas de espionagem do governo dos Estados Unidos. 

Os e-mails serão criptografado oferecendo mais segurança aos usuários cadastrados no mesmo serviço.


Os correios estão analisando o mercado e devem oferecer serviços variados e não descartam a possibilidade de exibir publicidade para custear o serviço.

No dia 1º de setembro, reportagem do Fantástico mostrou documentos classificados como ultrassecretos, que fazem parte de uma apresentação interna da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que indicam que a presidente Dilma Rousseff e o que seriam seus principais assessores foram alvo direto de espionagem da NSA. Um código indica isso.

A revelação, que abalou as relações entre Brasil e EUA, foi classificada pelo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, como "inadmissíveis" e "inaceitáveis", caso comprovadas.


terça-feira, 10 de setembro de 2013

Apple aposta em novos mercados para ampliar apelo do iPhone.

A Apple apresentou nesta terça-feira os seus dois novos modelos de telefone celular: o carro-chefe iPhone 5S e uma versão mais barata, o iPhone 5C, em um evento na Califórnia, nos Estados Unidos.





A principal novidade do 5S é um sensor de impressão digital incorporado ao principal botão do aparelho para identificar o usuário. Já o 5C possui uma estrutura de plástico disponível em cinco cores diferentes.

Apesar de todos os superlativos usados para promover as possibilidades de seus novos aparelhos, o evento da Apple nesta terça-feira foi mais voltado para novos mercados do que para novas tecnologias. Os lançamentos marcam uma mudança de estratégia da Apple, que nunca antes havia lançado dois tipos diferentes de celular ao mesmo tempo.

É verdade que o iPhone 5S traz uma grande inovação: o sensor de digitais, um dispositivo de segurança que pode ajudar os usuários na hora de fazer transações bancárias ou compras online.

Além disso, o 5S terá um processador A7, mais rápido e que pode monitorar o movimento continuamente, aprimorando o uso de aplicativos ligados à atividade física.

Essa novidade pode transformá-lo no smartphone mais rápido disponível no mercado – pelo menos por alguns meses.

No entanto, no que diz respeito à aparência, não se nota grandes diferenças em relação ao modelo anterior – a não ser que se compre o modelo dourado.

Versão mais barata

A Apple também vem se esforçando para melhorar a capacidade da câmera em relação aos celulares de gerações anteriores. Mas sua maior e mais arriscada jogada é o lançamento de uma versão mais barata, mais plastificada e colorida, o iPhone 5C.

A empresa tem sido tão bem sucedida em 'polir' a marca iPhone – mantendo suas margens de lucro altíssimas – que ele pode ser qualificado como o produto mais rentável da história.

O 5C com 16GB de armazenamento e atrelado a uma operadora de telefonia celular custará nos Estados Unidos US$ 100 (cerca de R$ 230) e o modelo de 32GB, US$ 200 (R$ 460). Já a versão desbloqueada sairá por US$ 550 e US$ 650, respectivamente.

Se o tipo de pessoa que sempre troca seu iPhone pelo modelo mais recente optar pela versão mais barata, isso irá corroer os lucros da Apple.

Mas Tim Cook e seus colegas apostam que o produto vai, na realidade, aumentar o apelo do celular.

Segundo os relatórios financeiros mais recentes da empresa, a linha de celulares iPhone rendeu US$ 18,2 bilhões (R$ 41,7 bilhões) em vendas entre abril e junho. Essa cifra, que não inclui downloads da App Store, representa um pouco mais de 50% do lucro da receita no período.

No entanto, enquanto o número de iPhones vendidos foi 20% maior do que nos anos anteriores, a empresa vem perdendo participação no mercado.

Os iPhones representaram 13% do total de carregamentos globais de smartphones no segundo quadrimestre, de acordo com o órgão de pesquisa International Data Corporation (IDC) – sendo que no ano anterior, esse valor era de 17%.

Já a participação dos telefones com sistema operacional Android cresceu de 69% para 79%.

Desempenho na China

A preocupação dos investidores tem recaído especialmente sobre a China.

No começo de 2013, Cook previu que o país se transformaria, eventualmente, no maior mercado da Apple.

Mas os últimos resultados da empresa mostraram que as vendas na China e em Taiwan caíram 14% entre abril e junho, em relação ao ano anterior. Já nos EUA, houve um crescimento de 12% no mesmo período.

Os novos iPhones começam a ser vendidos nos Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, China, Canadá e outros países em 20 de setembro. Isso marca a primeira vez que a China é incluída nessa lista inicial. No Brasil, ainda não há previsão de lançamento.

Consumidores chineses parecem admirar o iPhone, mas eles compram telefones com Android em grandes quantidades. Agora a Apple espera conseguir retomar uma fatia do mercado de celulares.

Mas a empresa ainda não fez nada que surpreenda e empolgue nem os investidores, nem os consumidores mundo afora.

Sob o comando de Tim Cook, a Apple ainda precisa de um fator surpresa para tomar um novo impulso.

Conheça os 10 sintomas mais comuns de uma infecção no computador

Mesmo que as regras mais básicas para garantir a segurança do PC sejam cumpridas com rigor, como atualizar com regularidade o sistema operacional, evitar clicar em links suspeitos e ter uma solução antivírus instalada e atualizada; existe o risco de o sistema ser infectado por malware. Porém, nem sempre é fácil saber se o computador está infectado ou não.
A Kaspersky Lab elaborou uma lista com os dez sintomas mais comuns que indicam que algo malicioso está ocorrendo no computador:

  1. Bloqueios inesperados: se alguma vez isto lhe aconteceu, provavelmente já sabe que a tão temida tela azul é sinônimo de que algo vai mal no sistema. Por esse motivo, não perca tempo e analise a plataforma em busca de possíveis infecções.
  2. Sistema lento: se o sistema não está executando aplicações que consomem recursos, mas mesmo assim está muito lento, então é possível que esteja infectado com um vírus.
  3. Atividade elevada do disco rígido: se a atividade do seu disco é mais alta do que o normal quando o computador está em descanso, é sinal de uma possível infecção.
  4. Janelas estranhas: se durante o processo de boot, aparecem janelas estranhas que alertam para problemas no acesso a diferentes discos no sistema, pode ser que o computador esteja infectado por malware.
  5. Mensagens estranhas: quando o sistema está em execução, e aparecem janelas avisando que arquivos ou programas não podem ser abertos fique atento, esse é outro sinal para um possível ataque de malware.
  6. Atividade indevida dos programas: se os programas não respondem, abrem automaticamente ou mostram uma notificação de que uma aplicação está tentando acessar a Internet sem o seu consentimento; então, é possível que um malware esteja atacando a sua máquina.
  7. Atividade aleatória de rede: se o roteador piscar constantemente, indicando uma atividade elevada da rede quando não está executando algum programa ou não está acessando altos volumes de dados na Internet, parta do princípio que existe algo errado com o equipamento.
  8. Mensagens de e-mail instáveis: os seus e-mails não saem da pasta ao enviar? Os seus contatos recebem mensagens estranhas que você não se recorda de ter enviado? Infelizmente, o seu sistema está comprometido ou alguém roubou sua senha de acesso ao e-mail.
  9. Endereço IP na lista negra: se receber uma notificação dizendo que seu endereço IP está numa lista negra, existem fortes possibilidades de que seu sistema tenha caído nas mãos de criminosos e que passou a fazer parte de uma botnet de spam.
  10. Desativação inesperada do antivírus: existem muitos programas maliciosos desenhados especificamente para desativar o antivírus, se encarregue de eliminá-los. Se o seu software de segurança for desativado por auto reconstrução, pode ser um pequeno sintoma de que algo de errado está acontecendo.
A forma mais segura para saber se o seu sistema está infectado ou não é analisá-lo. Para isso, recorra a uma solução antivírus. Se não tiver um antivírus instalado e desconfiar que o seu equipamento está com problemas de segurança, utilize a ferramenta gratuita Kaspersky Security Scan.