Malware faz caixa eletrônico cuspir dinheiro.
A Symantec vem alertando sobre um Malware descoberto no final do ano passado, que está em sua segunda variante. O Backdoor.Ploutus.B, que é capaz de fazer com que caixas eletrônicos vulneráveis a ameça cuspam dinheiro literalmente.
Na verdade fazer um caixa eletrônico liberar dinheiro sem autorização de um cartão bancário válido, não é uma tarefa das mais simples e envolve alem da vulnerabilidade do SO instalado nestes terminais, no caso o Windows XP, e também o invasor tem que ter acesso a uma das portas USB do terminal para a instalação do Malware. Apos a instalação do Malware no terminal basta enviar uma mensagem de texto para fazer com que o caixa eletrônico cuspa dinheiro literalmente.
No mundo 95% dos caixas eletrônicos ainda usam o ultrapassado SO, e substitui-lo é a principal solução proposta pela Symantec, ainda mais se levarmos em conta a capacidade de propagação desses vírus.
Outras medidas incluem bloquear a BIOS, criptografar o HD dos caixas e, claro, monitorar com câmeras a área em que eles ficam. No caso do Brasil, o Itaú informou que já havia tomado medidas de prevenção antes mesma da divulgação do malware e é de se esperar que outros bancos tenham feito o mesmo, já que as empresas de segurança não costumam divulgar golpes e brechas de forma irresponsável.
Esta ameaça foi detectada e e publicada originalmente no blog de Daniel Regalado funcionário da Symantec.
No Brasil não se tem noticia de ataques por este método, uma vez que os bancos não fazem propaganda de fraudes e golpes.
Vale lembrar aos usuários mais entusiastas em usar o Windows XP que a unica forma de se livrar desta e de outras ameaças virtuais e fazer a atualização para o Windows 7, Windows 8 ou 8.1 como já foi dito em outro post.