sexta-feira, 28 de março de 2014

Malware faz caixa eletrônico cuspir dinheiro.

Malware faz caixa eletrônico cuspir dinheiro.

A Symantec vem alertando sobre um Malware descoberto no final do ano passado, que está em sua segunda variante. O Backdoor.Ploutus.B, que é capaz de fazer com que caixas eletrônicos vulneráveis a ameça cuspam dinheiro literalmente.
Na verdade fazer um caixa eletrônico liberar dinheiro sem autorização de um cartão bancário válido, não é uma tarefa das mais simples e envolve alem da vulnerabilidade do SO instalado nestes terminais, no caso o Windows XP, e também o invasor tem que ter acesso a uma das portas USB do terminal para a instalação do Malware. Apos a instalação do Malware no terminal basta enviar uma mensagem de texto para fazer com que o caixa eletrônico cuspa dinheiro literalmente.


No mundo 95% dos caixas eletrônicos ainda usam o ultrapassado SO, e substitui-lo é a principal solução proposta pela Symantec, ainda mais se levarmos em conta a capacidade de propagação desses vírus.

Outras medidas incluem bloquear a BIOS, criptografar o HD dos caixas e, claro, monitorar com câmeras a área em que eles ficam. No caso do Brasil, o Itaú informou que já havia tomado medidas de prevenção antes mesma da divulgação do malware e é de se esperar que outros bancos tenham feito o mesmo, já que as empresas de segurança não costumam divulgar golpes e brechas de forma irresponsável.
Esta ameaça foi detectada e e publicada originalmente no blog de Daniel Regalado funcionário da Symantec.


No Brasil não se tem noticia de ataques por este método, uma vez que os bancos não fazem propaganda de fraudes e golpes.

Vale lembrar aos usuários mais entusiastas em usar o Windows XP que a unica forma de se livrar desta e de outras ameaças virtuais e fazer a atualização para o Windows 7, Windows 8 ou 8.1 como já foi dito em outro post.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Fim do suporte ao Windows XP

O Fim do Windows XP - O que realmente Muda.



Com o anuncio do fim do suporte ao Windows XP feito pela Microsoft, o que muda para os usuários?
A Microsoft anunciou que não mais fornecerá atualizações e suporte ao Windows XP a partir de 8 de abril de 2014, com isto a empresa decretou o fim de um dos melhores sistemas operacionais desenvolvido por ela. O Windows XP esteve no mescado durante 12 anos e é de longe o sistema com o maior numero de usuários e com melhor aceitação, perdendo somente para o Windows 7.
Com o fim do suporte o já ultrapassado sistema operacional se tornará mais vulnerável aos ataques e invasões. Porque isto acontece ? Todos os dias a empresa baseando-se em potenciais ameaças aos seus sistemas operacionais lança correções que impedem estas possíveis ameaças, com o fim do suporte ao Windows XP estas vulnerabilidades não serão mais corrigidas e o usuário e grandes empresas, principalmente bancos que utilizam o sistema na grande maioria nos seus caixas eletrônicos e em outros dispositivos, podem sofrer ameaças de crackers e outros intrusos sempre alertas pela internet a fora.
Para se defender a unica saída e a atualização para o Windows 8, porque o Windows 7 não é mais oferecido no varejo, e temos que nos lembras ainda que talvez seja necessária uma atualização em seu hardware que pode não aceitar a instalação do novo sistema operacional, para isto a microsoft mantem uma pagina que verifica a compatibilidade de seu hardware seja um  notebook ou desktop em relação ao Windows 8.


A Microsoft lançou em parceria com a Laplink uma ferramenta PcMover Express, capaz de transferir as configurações de programas instalados e arquivos do antigo computador com Windows XP para o novo computador com Windows 8 ou 8.1 ou ainda até mesmo para o Windows 7, de forma fácil e descomplicada, o inconveniente desta ferramenta é que não é fornecida em portugues o que pode dificultar a vida de muita gente.


Caso seu hardware antigo não passe no teste de compatibilidade, não resta outra saída senão adquirir um computador novo, que poderá vir já com o Windows 8 ou 8.1. Neste caso a ferramenta PcMove Express lhe será bastante útil para transferir suas configurações e arquivos para o novo PC.
Para aqueles que apesar de tudo quiserem continuar usando o seu antigo PC com o Windows XP, recomendo que adquira um bom antivírus com módulos de segurança com monitoramento de rede e internet e não mais utilize o Internet Explorer que já vem apresentando instabilidades e falhas de segurança e provavelmente não mais serão aceitos por bancos e outras instituições que necessitem de maior confiabilidade nos navegadores. 



Alternativamente ao IE temos o Google crome que continuará funcionando e oferecendo atualizações para este navegador no Windows XP. Apesar de alguns bancos não homologarem o Google Crome para transações bancaria, outros tantos estão aceitando cada vez mais este navegador, dando assim uma alternativa aos usuários do XP.
O importante é lembras de fazer as atualizações do antivírus e manter sempre backup dos seus dados em local seguro, e caso surja alguma desconfiança ao acessar um site seguro o importante é não faze-lo, solicitar sempre ajuda de um técnico de confiança quando surgir alguma dúvida em relação a segurança de seus dados, ou na hora de atualizar ou migrar seus dados para um novo equipamento.